domingo, 21 de março de 2010

Emoção

   As emoções são uma mistura de:


1. Excitação fisiológica (coração disparando)


2. Comportamentos expressivos (passos apressados)


3. Experiência consciente

 é algo que sentimos tendo que viver o momento para descrevê-lo, o qual não teria o mesmo sentido quando verbalizado.


A emoção influi diretamente no nosso sistema imunológico, na nossa saúde – o mal do século XXI, o stress é de origem fundamentalmente emocional – é o resultado da incapacidade de lidar coma as emoções; aliás, esta capacidade, foi definida como uma das múltiplas inteligências do ser humano (inteligência emocional), pelo psicólogo americano Howard Gardner (1999).

→ Razão ou coração: Tradicionalmente as emoções foram vistas como algo indigno, impróprio e até mesmo desprezível. Não podiam ser objeto de estudo científico. O homem civilizado era aquele que controlava (eliminava) as suas emoções.




 o comportamento humano deve ser guiado pela razão e pela emoção em conjunto.

 apesar da objetividade, frieza e calculismo, muitos já se deram conta do valor das emoções, o que deu origem a terapias e centros de treinamento, que têm por objetivo levar o homem a reconhecer, aceitar e expressar suas emoções.

 as emoções vêm ajudar a acelerar o processo de decisão, ou seja, se tivéssemos de analisar os prós e contras de todas as decisões, ser-nos-ia impossível, tomar decisões a curto prazo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.